Buscar
  • Maura Xerfan

MBA ou Pós-Graduação, qual a Melhor Opção para Minha Carreira?


Muitas pessoas não sabem qual a real diferença entre as nomenclaturas de alguns dos cursos de Pós-Graduação e MBA e resolvemos ajudar a esclarecer esse assunto.

Vamos lá?

No Brasil, todos os cursos superiores que tem como pré-requisito uma graduação, são considerados pós-graduação, são eles: especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

A Pós-Graduação pode ser Lato Sensu ou Stricto Sensu.

O Lato Sensu é uma especialização, que prepara o profissional focado em uma área específica e é direcionado para o mercado de trabalho (com carga horária de 360 horas).

O Stricto Sensu possui uma abordagem mais acadêmica, como os cursos de mestrados e doutorados (com carga horária de 1200 horas).

Vale lembrar que para cursar o Stricto Sensu (mestrado) o graduado não precisa ter feito um Lato Sensu (especialização) antes, mas para fazer o doutorado é necessário ter concluído o mestrado, pois o curso irá aprofundar tema de estudo do mestrado, o tema que é defendido na tese de conclusão do curso de mestrado.

O termo MBA é uma sigla norte americana que significa: Master Business Administration e, aqui no Brasil, passou a ser usado como um sinônimo de pós-graduação, nesse caso, lato Senso.

A tradução de Master Business Administration é Mestre em Administração Negócios, portanto, esse curso se refere especialmente à área negócios e Gestão Empresarial.

Nos EUA o MBA confere o título de mestre em administração de empresas, em sua estrutura o curso contempla um programa desenvolvido para profissionais com experiência nesta área, como é o caso dos CEO e não de um recém graduado.

Aqui, o funcionamento é outro, pois mesmo usando o termo máster (mestre) o curso é lato sensu e possui carga horária de 360 horas que estão voltadas para disciplinas na área de gestão e negócios.

Agora, você pode estar se perguntando: Qual a melhor opção de acordo com as necessidades da carreira? Essa pergunta começa a ser respondida por outra pergunta:

Qual o foco da sua carreira?

Quando o foco do profissional graduado é o desenvolvimento de uma carreira voltada para o mercado de trabalho, a especialização atende perfeitamente. Nesse caso, a pós-graduação vai aprofundar os conhecimentos de seu curso de graduação.

Por exemplo, um profissional que é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em pode optar por uma especialização em Projeto e Gerência de Redes de Computadores, visando atender uma demanda de mercado ou de sua empresa para obter uma promoção, um novo cargo.

Já o mestrado e doutorado, que são pós-graduação Stricto Sensu, são indicados para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, como professores universitários e pesquisadores. Lembrando que o mestrado deve ser feito antes do doutorado.

O MBA em sua essência deveria ser cursado por profissionais com um pouco mais de experiência de mercado e que já esteja mais consolidado em sua área, gerentes e diretores de empresas, por exemplo.

#mauraxerfan #carreira #mba #posgraduacao

8 visualizações

2020 | MAURA XERFAN - Todos Direitos reservados

Desenvolvido por Agência Toco me Voy

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon